(62) 3945-2500

contato@hospitaldeacidentados.com.br

  |  
acesse nossas redes sociais:
EXAMES

Colonoscopia

O que é a colonoscopia?

Exame indicado para o diagnóstico e tratamento de doenças do intestino grosso, a colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior de todo o cólon. O instrumento utilizado, o colonofibroscópio, é um tubo flexível com cerca de 1,70 de comprimento e um centímetro de diâmetro. Na extremidade final desse tubo existe uma mini camera de TV que transmite para um monitor colorido as imagens do interior do cólon e do íleo-terminal (parte final do intestino fino). Essas imagens são fotografadas em uma impressora a laser e são gravadas em fita de videocassete. Durante a colonoscopia é possível realizar a retirada de lesões, pólipos, ou mesmo a realização de biópsias por meio de pinças adequadas.

O que são pólipos?

O pólipo é um crescimento anormal que surge na camada de revestimento interno de alguns órgãos do corpo humano, mucosa, do intestino grosso.

Quanto tempo dura uma colonoscopia?

Em média, a colonoscopia dura 30 minutos.

É necessário algum preparo?

Durante o procedimento endoscópico, o cólon precisa estar completamente limpo, isto é, isento de fezes e resíduos alimentares. Partículas de fezes ou de alimentos interferem na visualização adequada e na segurança do exame.

O paciente pode realizar o exame desacompanhado?


Não é recomendável. Os medicamentos utilizados durante a colonoscopia provocam uma diminuição de seus reflexos de atenção por algumas horas. Assim, você não deverá sair sozinho e, principalmente, não deverá dirigir qualquer tipo de veículo.

Hospital de Acidentados Clínica Santa Isabel
Av. Paranaíba, Nº 652 Setor Central
Goiânia / GO, CEP: 74.020-010
fone: 62 3945-2500 | contato@hospitaldeacidentados.com.br

desenvolvido por: