(62) 3945-2500

contato@hospitaldeacidentados.com.br

  |  
acesse nossas redes sociais:
EXAMES

Tomografia Computadorizada Multislice


      TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA MULTISLICE                    


Como funciona a Tomografia Computadorizada?
Você simplesmente deita-se numa confortável mesa de exame que, muito lenta e suavemente, vai passando através de uma abertura na unidade de TC. Ao mesmo tempo, o anel de raios X no interior do Tomógrafo vai girando à volta da mesa de exame, tomando fotos altamente detalhadas que podem posteriormente ser exibidas em imagens de três dimensões. Portanto, em muitos casos, mesmo o mais minúsculo processo patológico pode ser identificado.

Quais os avanços da Tomografia Multislice?
A tecnologia multislice, também conhecida como multidetectores, permite importante redução do tempo do exame, além de maior definição das imagens adquiridas pelo princípio do isotropismo na aquisição. A velocidade na aquisição de imagens trouxe novas aplicações ao estudo, possibilitando explorar áreas até então estudadas por outras tecnologias.

Tomografia Computadorizada é segura?
A utilização dos raios X para obter as imagens é maior no exame de tomografia. Isso pode ser prejudicial para pacientes grávidas, portanto, fale com o seu médico se você acha que pode estar grávida.

Quanto tempo demora o exame?
Os exames duram de 15 a 30 minutos, dependendo da área do corpo que estiver sendo examinada. As exposições aos raios X, na realidade, levam apenas alguns segundos. Considerando que, como pode ser visto nas ilustrações o tomógrafo possui abertura bem ampla, você não sentirá incomodo de espécie alguma. O exame deve ser agendado previamente. No dia marcado, chegar com 15 minutos de antecedência.

Por que às vezes é usado um meio de contraste?
Em certos exames pode se fizer necessário o uso de um meio de contraste para mostrar determinados vasos de modo mais claro e preciso. Quando da injeção do contraste, você poderá sentir uma sensação de calor que logo desaparecerá. Em certos casos, extremamente raros, poderão ser sentidas, momentaneamente, náuseas, coceiras ou irritação cutânea. Favor consultar seu médico antes, a respeito de possíveis alergias, e comunicar à equipe de TC um possível enjôo durante o exame.

O contraste iodado é eliminado em quanto tempo?
A meia vida do meio de contraste administrado IV é de aproximadamente 2 horas e quase 100% da dose será eliminada da corrente sanguínea em 24 horas. Isso é valido para pacientes com função renal normal.

Estou amamentando posso fazer uso de contraste iodado?
A administração de meio de contraste iodado para uma mulher que está amamentando é uma necessidade incomum. Entretanto, se a realização de um exame de imagem que utiliza meio de contraste iodado for necessária (urografia ou tomografia), tanto o médico que solicitou o exame quanto à paciente deverão conhecer os riscos de potencial toxicidade do meio de contraste excretado pelo leite materno para a criança. A literatura indica que menos de 1% da quantidade de meio de contraste materno é excretado no leite e menos de 1% do meio de contraste iodado presente no leite materno ingerido pelo bebê será absorvido pelo intestino. Portanto, a dose de meio de contraste absorvida pelo bebê é extremamente baixa (<0,01%). Os riscos potenciais para o bebê são a toxicidade direta e a sensibilização ou reação alérgica. Esses riscos são teóricos e nunca foram relatados na literatura.

              PARA AGENDAR SEU EXAME CLIQUE AQUI                                 

Hospital de Acidentados Clínica Santa Isabel
Av. Paranaíba, Nº 652 Setor Central
Goiânia / GO, CEP: 74.020-010
fone: 62 3945-2500 | contato@hospitaldeacidentados.com.br

desenvolvido por: